quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Quais são as modalidades oficiais de atletismo?

mbora a origem do atletismo seja incerta ele foi documentado e muito praticado na Grécia Antiga. Nas Olimpíadas da Antiguidade as competições mais importantes eram as corridas. Devido a esta tradição o atletismo faz parte de todos os Jogos Olímpicos Modernos.

Nas competições oficiais as corridas se dividem em curta distância (até os 400 metros), média distância (de 800 metros a 1.500 metros) e longa distância (acima de 5.000 metros). As corridas também podem ser divididas por obstáculos ou sem obstáculos.

São consideradas oficiais de arremesso e lançamento o arremesso de peso, lançamentos de martelo, lançamento de disco e lançamento de dardo. No século I os celtas já disputavam arremessos de pedra semelhantes à prova atual. As atuais competições de arremesso e lançamentos são praticadas no espaço interior à pista das corridas, dentro de áreas limitadas.

São consideradas modalidades combinadas o declato e heptatlo - competições esportivas que unem duas modalidades com o objetivo de consagrar um atleta mais completo.

A principal entidade do atletismo é a IAAF (International Association of Athletics Federations). No Brasil é a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A ATFS (Association of Track and Field Statisticians) registra a história e estatísticas do atletismo mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário